Estudo Instituto Cordial + ABO2O

Distribuição do espaço e deslocamentos em São Paulo:

uma análise da infraestrutura, viagens e segurança viária na cidade

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Sobre o estudo


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Este estudo compreende o levantamento e a análise de variáveis que caracterizam os espaços livres públicos associados ao sistema viário: o Índice de Conectividade de Ruas (SCI) dos distritos de São Paulo, com base em metodologia adotada pela ONU-Habitat; a quantidade de viagens que ocorrem por modo de transporte de acordo com a infraestrutura disponível ou dedicada a ele e a quantidade de sinistros de trânsito que ocorrem nesses espaços, em números absolutos e proporcionalmente à quantidade de viagens.


As viagens analisadas neste estudo compreendem os modos carro, ônibus, motocicleta, bicicleta e a pé, que correspondem aos modos de transporte que se utilizam dos espaços livres públicos associados ao sistema viário.


A metodologia deste estudo baseia-se na análise e no geoprocessamento de dados secundários e bases cartográficas públicas. Dessa forma, este trabalho pode ser entendido como uma exploração de atributos morfológicos da estrutura viária de SP, em cruzamento com as viagens diárias que transitam pelos distritos e com os sinistros de trânsito.

Um dos índices adotados como parte da metodologia deste estudo é o Índice de Conectividade de Ruas (SCI), utilizado pela ONU-Habitat como uma das métricas de prosperidade das cidades no mundo. Esse índice avalia a qualidade do sistema de ruas das cidades a partir de variáveis de quantidade de espaço alocado para ruas e da forma como elas se conectam.


Outro levantamento relevante realizado para este estudo foi o de quantidade de viagens diárias de carros, ônibus, motocicletas, bicicletas e pedestres que circulam pelos distritos de São Paulo. Isso foi feito com base nos dados da pesquisa Origem e Destino do Metrô de São Paulo, do ano de 2017, tratados por meio de algoritmos de geoprocessamento, que resultaram na obtenção do roteamento de todos esses deslocamentos.


Esses trabalhos de tratamento de dados permitiram realizar o cruzamento das características morfológicas e de conectividade de ruas, dos deslocamentos e dos sinistros de trânsito no município, produzindo, dessa forma, informações inéditas, estabelecendo relações entre os fenômenos observados, identificando padrões e evidenciando desigualdades entre os distritos de São Paulo.