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Potencial de ampliação do espaço público para as pessoas: análise do leito carroçável excedente na cidade de São Paulo


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Sobre o estudo


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Nas últimas décadas, muito tem sido escrito e debatido sobre o papel das políticas urbanas para alcançar a equidade territorial e a justiça social. No entanto, essas políticas têm encontrado crescente oposição não apenas no setor público (dos municípios ao governo nacional), mas, também, na sociedade civil (cidadãos, corporações e movimentos sociais), com importantes tomadores de decisão cada vez mais ignorando os impactos do consumo de energia, alimentos, resíduos e do transporte sobre a mudança climática, a saúde pública e a desagregação socioespacial (Richter et al., 2010).


Nesse sentido, em muitas partes do mundo, há uma preocupação crescente para desenvolver estruturas políticas que busquem projetar e implementar sistemas urbanos rumo à justiça social. Nesta proposta, a distribuição do espaço viário na cidade de São Paulo é analisada, a fim de se esboçar possíveis contribuições em torno da ampliação do espaço público urbano.


Esta publicação é dividida em quatro seções: Introdução, Metodologia, Desenvolvimento e Resultados e Considerações Finais. A seção introdutória busca apresentar a inserção deste estudo em meio a uma compilação de trabalhos que tem buscado abordar o tema da distribuição do espaço viário nas cidades, de acordo com os modos de transporte, além de apresentar algumas iniciativas por parte do poder público e de organizações da sociedade civil que buscam avançar no debate e na formulação de políticas públicas em torno da equidade na mobilidade urbana.


Em seguida, a seção metodológica traz as definições e os procedimentos efetuados para se estimar as variáveis-chave do estudo. E as seções finais buscam trazer a apresentação e a discussão dos principais resultados deste estudo, bem como mostrar um panorama das principais implicações em termos de política pública, as limitações e os possíveis próximos passos deste estudo.