Working Paper

Estratégias para prevenção e controle da obesidade infantil nas cidades brasileiras

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Sobre o Working Paper


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Este Working Paper (WP) aborda as Estratégias para prevenção e controle da obesidade infantil nas cidades brasileiras, produto do Ciclo 2021/2022 do Painel Brasileiro da Obesidade. Tem como objetivo mapear e descrever as estratégias/ intervenções locais de prevenção e controle da obesidade infantil já realizadas no território brasileiro, com foco no ambiente escolar, publicadas nos últimos cinco anos.


O contexto da obesidade infantil no Brasil e no mundo é desafiador. A cada ano, o número de crianças com obesidade aumenta de forma alarmante. A magnitude dessa situação é preocupante: uma em cada três crianças de 5 a 9 anos possui excesso de peso, 17,1% dos adolescentes estão com sobrepeso, e 8,4% possuem obesidade. Aproximadamente 150 milhões de crianças e adolescentes em idade escolar estavam com obesidade em 2019 no mundo, e a previsão é de que esta população alcance 250 milhões em 2030.

Diversas estratégias têm sido tomadas para deter o crescimento da obesidade infantil, como a taxação de bebidas açucaradas, a regulação da publicidade de alimentos e ações de promoção à atividade física e ambientes alimentares saudáveis. Com base nisso e nas recentes pesquisas publicadas, foi realizado um recorte do ambiente escolar, entendendo que o mesmo assume papel estratégico para condução de medidas que possam incidir no público infantil, pelo fato de tal público passar a maior parte do tempo nesse espaço.


Painel Brasileiro da Obesidade

O Painel Brasileiro da Obesidade é uma iniciativa realizada pelo Instituto Cordial em parceria com a World Obesity Federation, Abeso, ACT Promoção da Saúde, Instituto Oncoguia, Nebin/UERJ e LaVa/UERJ que tem como objetivo mapear e compreender os diversos fatores, perspectivas e dados relacionados à obesidade no Brasil, identificando e aproximando nichos e agendas atualmente segregadas que possam vir a atuar em sinergia para futuras estratégias e protocolos integrados. A iniciativa é patrocinada pela Novo Nordisk.