Working Paper
Baixe gratuitamente
Insira o seu email e baixe agora!
Qualquer problema com o download, fale com o nosso suporte em suporte@institutocordial.com.br
______
A obesidade é uma doença multifatorial complexa, com grande impacto social e na saúde do indivíduo. As Linhas de Cuidado (LC) em saúde são padronizações técnicas do fluxo assistencial da pessoa com obesidade, promovendo a prevenção, tratamento e reabilitação da obesidade.
Existem muitos documentos, públicos e privados, produzidos para orientar tanto pacientes quanto profissionais da saúde em relação à organização das diversas etapas do cuidado.
Esta revisão documental teve como objetivo comparar os principais instrutivos e diretrizes utilizados na elaboração das LC para a pessoa com sobrepeso e obesidade no território nacional. Foram avaliados os seguintes documentos: Diretrizes Brasileiras de Obesidade (2016), o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Sobrepeso e Obesidade em adultos (2020), o Manual de Diretrizes para o Enfrentamento da Obesidade na Saúde Suplementar Brasileira (2017), o Instrutivo de Abordagem Coletiva para Manejo da Obesidade no SUS (2021) e o Manual de Atenção às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade no mbito da Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde, publicados pelo Ministério da Saúde (2021).
As normativas apontam como as principais LC usadas para pessoas com sobrepeso e obesidade: promoção da alimentação adequada e saudável, prática de atividade física, incentivo da ação de equipes multidisciplinares, abordagens comportamentais, além do tratamento medicamentoso e a intervenção cirúrgica. No entanto, os documentos apresentam divergências importantes entre si. Para esclarecer as condutas disponíveis, é importante incentivar o debate entre as instituições, bem como avaliar a possibilidade de padronização e atualização destes instrutivos.
O Painel Brasileiro da Obesidade é uma iniciativa realizada pelo Instituto Cordial em parceria com a World Obesity Federation, Abeso, ACT Promoção da Saúde, Instituto Oncoguia, Nebin/UERJ e LaVa/UERJ que tem como objetivo mapear e compreender os diversos fatores, perspectivas e dados relacionados à obesidade no Brasil, identificando e aproximando nichos e agendas atualmente segregadas que possam vir a atuar em sinergia para futuras estratégias e protocolos integrados. A iniciativa é patrocinada pela Novo Nordisk.