Working Paper

Entre teorias e práticas: o estigma da obesidade em serviços de saúde


Baixe gratuitamente

Insira o seu email e baixe agora!

Qualquer problema com o download, fale com o nosso suporte em suporte@institutocordial.com.br

Sobre o Working Paper


______

A obesidade ganhou destaque na pauta nacional e internacional. Sua complexidade e multifatoriedade tornam o processo de cuidado um desafio, tanto para os profissionais de saúde quanto para as pessoas com obesidade. Ainda mais em relação ao estigma relacionado ao peso, uma das principais barreiras a ser superada. Muitas vezes, este tipo de preconceito está presente nos serviços de atenção, o que pode prejudicar, ainda mais, a saúde e a qualidade de vida das pessoas com obesidade.


Nessa perspectiva, o presente Working Paper pautou-se em identificar a literatura científica sobre práticas estigmatizantes realizadas em serviços de saúde e, assim, estimular atitudes que priorizem o cuidado e a atenção integral aos indivíduos com obesidade.



O foco dessa pesquisa foram as práticas estigmatizantes realizadas dentro dos serviços de saúde (consultórios, ambulatórios, hospitais, policlínicas, entre outros). Com o intuito de trazer um retrato atual, este trabalho buscou experiências vivenciadas por pessoas com obesidade nos últimos cinco anos, durante o cuidado com a saúde em diferentes momentos do atendimento, como no acolhimento, na consulta e nos exames.


A partir da análise, foram propostas uma série de possibilidades para reduzir as práticas estigmatizantes nos serviços de saúde, para que profissionais da saúde, gestores e membros de organizações envolvidas com a temática possam se sensibilizar em relação às práticas cotidianas e, assim, reduzir o estigma da obesidade.


Painel Brasileiro da Obesidade

O Painel Brasileiro da Obesidade é uma iniciativa realizada pelo Instituto Cordial em parceria com a World Obesity Federation, Abeso, ACT Promoção da Saúde, Instituto Oncoguia, Nebin/UERJ e LaVa/UERJ que tem como objetivo mapear e compreender os diversos fatores, perspectivas e dados relacionados à obesidade no Brasil, identificando e aproximando nichos e agendas atualmente segregadas que possam vir a atuar em sinergia para futuras estratégias e protocolos integrados. A iniciativa é patrocinada pela Novo Nordisk.