Working Paper

Aspectos Genéticos da Obesidade



Baixe gratuitamente

Insira o seu email e baixe agora!

Qualquer problema com o download, fale com o nosso suporte em suporte@institutocordial.com.br

Sobre o Working Paper


______

A obesidade e o sobrepeso continuam a crescer de maneira alarmante nos últimos anos, tanto em crianças quanto em adultos. Este crescimento está relacionado a questões biológicas, de estilo de vida, aspectos comportamentais e sociais.


As alterações genéticas ganharam maior relevância para o estudo da obesidade nas últimas décadas. Variações genéticas podem, por exemplo, predispor o indivíduo ao acúmulo de peso não saudável, ao aumento do consumo alimentar, à diminuição do gasto energético e a alterações metabólicas que favorecem tanto a incidência quanto a prevalência da obesidade. E fatores ambientais associados a essas alterações podem, ainda, contribuir para o agravamento dos quadros de excesso de peso e manutenção da obesidade.


Embora a genética seja um importante aspecto que nos auxilia a compreender a complexidade da obesidade, o tema é pouco abordado fora de ambientes acadêmicos, limitando o acesso a estas informações por profissionais da saúde, gestores e público em geral.

Assim, propõe-se a construção deste Working Paper, com o objetivo de entender a relação entre a obesidade e a genética humana, identificando as principais variações em genes que predispõem ao desenvolvimento desta doença, bem como esclarecendo os mecanismos pelos quais a doença ocorre.


O presente trabalho faz parte da frente de “Produção do Conhecimento” do Painel Brasileiro da Obesidade, uma iniciativa do Instituto Cordial.


Painel Brasileiro da Obesidade

O Painel Brasileiro da Obesidade é uma iniciativa realizada pelo Instituto Cordial em parceria com a World Obesity Federation, Abeso, IESS, ACT Promoção da Saúde, Instituto Oncoguia, Nebin/UERJ e LaVa/UERJ que tem como objetivo mapear e compreender os diversos fatores, perspectivas e dados relacionados à obesidade no Brasil, identificando e aproximando nichos e agendas atualmente segregadas que possam vir a atuar em sinergia para futuras estratégias e protocolos integrados. A iniciativa é patrocinada pela Novo Nordisk.