A obesidade nos inquéritos populacionais nacionais
Faça o download do estudo agora!
Insira o seu email e baixe gratuitamente!
Qualquer problema com o download, fale com o nosso suporte em suporte@institutocordial.com.br
______
A obesidade está crescendo de forma rápida mundialmente. No Brasil não é diferente, podendo sua ocorrência ser diferente segundo a região do indivíduo, bem como suas características sociodemográficas, que podem expressar as iniquidades sociais do indivíduo.
Este Working Paper (WP) avaliou a obesidade a partir de três inquéritos nacionais:
Os resultados mostraram que a obesidade está crescendo ao longo dos anos.
No passado, as taxas de obesidade eram maiores em macrorregiões específicas. Porém, atualmente, estão distribuídas de forma semelhante entre as regiões.
Embora a obesidade atinja todos, na maioria dos inquéritos avaliados, os graus mais graves foram mais presentes entre os indivíduos com maiores iniquidades sociais (mulher, preta/parda/amarela/indígena, sem instrução).
Os resultados destacam a necessidade de uma abordagem mais aprofundada e abrangente no entendimento da obesidade no Brasil, levando em consideração as diferenças regionais, características sociodemográficas e as iniquidades sociais.
O Painel Brasileiro da Obesidade é uma iniciativa realizada pelo Instituto Cordial em parceria com a World Obesity Federation, Abeso, ACT Promoção da Saúde, Instituto Oncoguia, Nebin/UERJ e LaVa/UERJ que tem como objetivo mapear e compreender os diversos fatores, perspectivas e dados relacionados à obesidade no Brasil, identificando e aproximando nichos e agendas atualmente segregadas que possam vir a atuar em sinergia para futuras estratégias e protocolos integrados. A iniciativa é patrocinada pela Novo Nordisk.