Representação das pessoas com obesidade
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Nas três últimas décadas, a obesidade ganhou destaque no cenário internacional, caracterizando-se como um evento de proporções globais e de prevalência crescente (Dias et al., 2017).
No Brasil, a tendência do aumento acelerado do sobrepeso e da obesidade é observada em todas as idades, a partir de cinco anos, em ambos os sexos, em todos os grupos de renda e em todas as regiões brasileiras, sendo uma questão de grande relevância para a saúde pública no país (Brasil, 2010).
A representação das pessoas com obesidade na mídia e em várias esferas da sociedade muitas vezes é estereotipada, limitada e, até mesmo, negativa. Isso pode gerar uma série de problemas sociais e para a saúde física e mental (Rubino et al, 2020).
Este Working Paper (WP) buscou mapear a representação das pessoas com obesidade para compreender quem são estas vozes, como se organizam e se articulam dentro da sociedade, utilizando como ferramentas a pesquisa bibliográfica e a busca ativa destas pessoas e/ou grupos.
Os resultados indicam uma lacuna sobre o conhecimento da representação das pessoas com obesidade e dos grupos que estas poderiam fazer parte, o que fragiliza a participação e a agenda política. Mapear a representação das pessoas com obesidade é crucial para criar estratégias educacionais, regulatórias e jurídicas contra a gordofobia.
Essas pessoas enfrentam inúmeras violências e obstáculos diariamente, o que as leva à marginalização e à desumanização em diferentes ambientes, sejam eles públicos ou privados. Este é o primeiro documento publicado externamente ao meio acadêmico abordando a representação das pessoas com obesidade no país.
O Painel Brasileiro da Obesidade é uma iniciativa realizada pelo Instituto Cordial em parceria com a World Obesity Federation, Abeso, ACT Promoção da Saúde, Instituto Oncoguia, Nebin/UERJ e LaVa/UERJ que tem como objetivo mapear e compreender os diversos fatores, perspectivas e dados relacionados à obesidade no Brasil, identificando e aproximando nichos e agendas atualmente segregadas que possam vir a atuar em sinergia para futuras estratégias e protocolos integrados. A iniciativa é patrocinada pela Novo Nordisk.